Iniciativas sustentáveis na área de descarbonização e industrialização verde foram apresentadas ao MMA no Paraná

Image

Ministro Joaquim Leite esteve no Campus da Indústria do Sistema FIEP na última semana e pôde acompanhar como os processos sustentáveis na Indústria do estado estão acontecendo.

A pauta voltada para a sustentabilidade tem levado cada vez mais as empresas a buscarem por soluções empresariais desse cunho. Dentro do modelo de desenvolvimento econômico, as indústrias, por sua vez, estão entre elas, uma vez que a descarbonização tem se tornado necessária principalmente nos modelos industriais.

Na última semana, uma visita do Ministro do Meio Ambiente (MMA), Joaquim Leite, ao Campus da Indústria do Sistema FIEP no Paraná foi bastante produtiva. Na ocasião, o especialista conheceu as iniciativas sustentáveis da Indústria do Paraná, bem como se reuniu com empresários e executivos ligados à área ambiental de empresas e organizações com foco em aproximar o ministério do setor industrial e assim conhecer as iniciativas que têm implementado na área de descarbonização e industrialização verde.

Em nota, a Federação da Indústria do Estado do Paraná (FIEP) ressaltou que o ministro também visitou áreas fabris da cidade de Curitiba como montadoras de veículos. O objetivo foi conhecer empresas que desenvolvem tecnologias para a redução das emissões poluentes. Leite comentou que acha a visita a indústrias importantes neste caso.

“A gente veio ver tecnologias para as novas rotas, como as híbridas e as elétricas. E o Brasil é um país de todas as rotas. Como ministro, gosto de vir ao local, conversar e ir para dentro das fábricas. É mais importante ver o que acontece na vida real do que fazer uma política pública só lá de Brasília. O que eu vi aqui é uma indústria que olha para a sustentabilidade de uma forma bem clara, que traz soluções bastante inteligentes ``, ressaltou ele.

Ainda segundo o MME, o país tem buscado implementar medidas que estejam alinhadas às necessidades do setor produtivo, contudo com o propósito de sustentabilidade. Leite citou a necessidade de uma política automobilística sustentável, assim como o programa Metano Zero, onde o mesmo zerou os impostos federais para equipamentos utilizados em usinas de biogás e biometano no último ano.

“O biometano pode substituir o diesel em veículos pesados, como ônibus, caminhões e tratores. E a redução desses impostos reflete em 11% no custo desses equipamentos. Esse é um belo exemplo de como a gente pode incentivar políticas na direção de uma nova economia verde e geração de emprego verde” explicou ele durante a visita.

Quem também comentou o assunto foi o presidente do Sistema FIEP, Carlos Valter Martins Pedro. Na ocasião, o mesmo destacou que o encontro com o ministro foi bastante positivo. Assim como teve um papel importante para o avanço da Indústria do Paraná.

“O ministro diz que é parceiro do setor privado e, se tem uma coisa que a indústria brasileira precisa, é uma questão de energia mais barata, mais disponível e, inclusive, zerando impostos sobre energias renováveis. Isso para nós é fundamental. No Paraná temos características que são muito importantes para avançar nessa pauta, e o metano é uma delas ``, finalizou ele em nota.

Fonte: Canal move

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: