Indigo Brasil e Mileto anunciam parceria para eletrificação da frota de apoio em estacionamentos

Image

Iniciativa busca reduzir emissões de gases de efeito estufa, minimizar a poluição sonora e otimizar a operação das equipes de apoi

A Indigo Brasil, empresa global especializada em gestão de estacionamentos, firmou uma parceria com a Mileto, montadora e locadora nacional de veículos elétricos, com o objetivo de substituir gradualmente veículos a combustão por modais elétricos em suas operações no país.

A ação prevê a introdução de motos e triciclos elétricos para uso em rondas e atendimento ao cliente, principalmente em novas operações ou contratos renovados.

Segundo comunicado divulgado pelas empresas, a iniciativa busca reduzir emissões de gases de efeito estufa, minimizar a poluição sonora e otimizar a operação das equipes de apoio. A mudança está alinhada as estratégias de sustentabilidade e de eficiência operacional adotadas pelas companhias.

“Essa é uma iniciativa que está diretamente alinhada às exigências globais por uma mobilidade cada vez mais sustentável. Além de ganhos operacionais, essa parceria está em sinergia com nossas estratégias ESG, reduzindo impactos ambientais e otimizando as operações”, afirma Thiago Piovesan, CEO da Indigo.

“Estamos muito felizes em anunciar a parceria com a Indigo, que reforça o propósito comum das duas empresas de associar eficiência e sustentabilidade nas operações. Ter uma líder global como a Indico ao nosso lado mostra que a Mileto está no caminho certo, tornando cada vez mais presente o futuro da mobilidade limpa, acessível e segura”, diz Rogério Soler, CEO da Mileto.

Crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil

A parceria entre Indigo e Mileto acontece em um momento de expansão do mercado de veículos elétricos no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os modelos elétricos plug-in (BEVs e PHEVs) lideraram as vendas de veículos eletrificados leves no primeiro trimestre de 2025. Esse grupo superou os híbridos convencionais, refletindo maior adesão do consumidor a alternativas com menor impacto ambiental.

As vendas de híbridos plug-in também apresentaram crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2024, conforme divulgado pela ABVE em maio. A entidade aponta como fatores relevantes para esse avanço a maior oferta de modelos, expansão da rede de recarga e iniciativas voltadas à transição energética por parte do setor privado e de governos estaduais.

Atualmente, segundo a associação, o Brasil possui mais de 204 mil veículos eletrificados leves em circulação, considerando carros elétricos puros, híbridos e híbridos plug-in. Embora essa frota ainda represente uma pequena parcela da frota total de veículos no país, os números indicam uma tendência de crescimento sustentado.

Iniciativas complementares no setor

Além da parceria entre empresas privadas, outras ações vêm sendo promovidas para fomentar o ecossistema da eletromobilidade no Brasil. No final de abril, a ABVE e o Corpo de Bombeiros realizaram um workshop internacional sobre segurança em edificações voltado à presença de veículos elétricos.

O encontro discutiu padrões de segurança e capacitação técnica diante da expansão do uso desses veículos em ambientes urbanos e privados.

Esses movimentos, segundo especialistas do setor, são parte de um processo mais amplo de transformação da mobilidade urbana no país, que inclui tanto a eletrificação de frotas corporativas quanto o incentivo à adoção por consumidores individuais.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: