Vendas de carros elétricos mundiais podem alcançar 17 milhões em 2024

Image

Novo relatório da Agência Internacional de Energia destaca que expectativas são positivas mesmo diante de desafios

A frota global de carros elétricos continua a crescer, com vendas previstas para atingir 17 milhões em 2024, de acordo com informações da Agência Internacional de Energia (AIE). Apesar de desafios em alguns mercados de curto prazo, as projeções indicam que, com base nas atuais configurações políticas, quase um terço dos carros nas estradas da China até 2030 serão elétricos, seguidos por cerca de um em cada cinco nos Estados Unidos e na União Europeia.

O novo relatório da AIE intitulado como Relatório Global anual da AIE sobre Perspectiva de Veículos Elétricos prevê que mais de um em cada cinco carros vendidos em todo o mundo neste ano seja elétrico, impulsionando uma transformação significativa na indústria automotiva global e reduzindo consideravelmente o consumo de petróleo para o transporte rodoviário.

O documento destaca ainda que as vendas globais de automóveis elétricos permaneçam robustas em 2024, atingindo aproximadamente 17 milhões até o final do ano. No primeiro trimestre, as vendas cresceram cerca de 25% em comparação com o mesmo período de 2023, mantendo um ritmo de crescimento semelhante ao ano anterior, mas partindo de uma base já ampliada. O volume de carros elétricos vendidos nos primeiros três meses deste ano equivale aproximadamente ao número vendido durante todo o ano de 2020.


Crescimento nas vendas tem sido visto até mesmo em países emergentes

Em 2024, estima-se que as vendas de carros elétricos na China cheguem a cerca de 10 milhões, representando aproximadamente 45% de todas as vendas de automóveis no país. Nos Estados Unidos, por sua vez, espera-se que cerca de um em cada nove carros vendidos seja elétrico, enquanto na Europa, apesar de algumas perspectivas fracas para as vendas de automóveis de passageiros, os veículos elétricos devem ainda compor cerca de um em cada quatro carros vendidos.

O crescimento observado se baseia no ano recorde de 2023, segundo a AIE, quando as vendas globais de carros elétricos aumentaram 35%, atingindo quase 14 milhões. Embora a demanda tenha sido mais forte na China, Europa e Estados Unidos, mercados emergentes como Vietnã e Tailândia também viram um crescimento acelerado, com veículos elétricos representando 15% e 10% das vendas totais de automóveis, respectivamente. No Brasil, não tem sido diferente, visto que segundo a ABVE só no primeiro trimestre o mercado brasileiro teve um aumento de 145% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Por fim, o relatório da agência enfatiza a importância de garantir que a infraestrutura de carregamento público acompanhe o crescimento dos veículos elétricos. Embora o número de pontos de carregamento público tenha aumentado em 40% em 2023 em relação a 2022, o crescimento dos carregadores rápidos superou o dos mais lentos. No entanto, para atender às metas governamentais, as redes de carregamento precisam crescer seis vezes até 2035, exigindo apoio político e planejamento cuidadoso para evitar sobrecargas nas redes elétricas em todo o mundo.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: