Mobilidade Urbana: Novo Metrô de São Paulo deve chegar em Julho

Image

Primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô é entregue na China e liberado para envio ao Brasil

O Metrô de São Paulo deu um passo significativo rumo à melhoria da mobilidade urbana com a entrega do primeiro trem da Linha 17-Ouro. Fabricado pela BYD na China, o trem foi entregue em uma cerimônia realizada na cidade de Guang’an, marcando um marco importante no projeto.

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, expressou sua satisfação com o evento, destacando que esta é uma indicação positiva de que a obra está progredindo e logo será uma realidade para os cidadãos. A entrega contou com a presença do presidente do Metrô, Julio Castiglioni, e representantes da BYD Skyrail São Paulo.

“Hoje é um dia muito feliz para o Estado de São Paulo, que dá mais um passo importante na mobilidade urbana. Esse é o primeiro de 14 trens e é a melhor sinalização que a gente pode dar de que a esperança voltou, que a obra vai se tornar realidade" destaca o governador.

Após a cerimônia na China, o trem será submetido a procedimentos aduaneiros e, em seguida, será enviado ao Porto de Santos, com chegada prevista para julho. No Brasil, será montado no Pátio Água Espraiada, em São Paulo, onde serão realizados testes de segurança e operacionais.

O diretor técnico da BYD Skyrail São Paulo, Alexandre Barbosa, ressaltou o orgulho da equipe envolvida no projeto e expressou confiança de que contribuirá para melhorar a mobilidade na maior cidade do país.

"É um projeto que envolve muita dedicação de toda a equipe, tanto aqui na China quanto no Brasil. Temos muito orgulho de tudo que temos desenvolvido e a certeza de que vamos contribuir para a melhoria da mobilidade da maior cidade do país” explicou ele.

Este primeiro trem faz parte de um pedido de 14 unidades encomendadas pelo Metrô de São Paulo à BYD, com previsão de chegada gradual até 2025. As composições foram projetadas especificamente para atender às necessidades da Linha 17-Ouro, com tecnologia de operação automática e sistemas avançados de controle e sinalização.

Com capacidade para 616 passageiros, o trem possui características que visam o conforto e a segurança dos usuários, incluindo sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância e detecção de incêndio.

O Metrô tem avançado nas obras da Linha 17-Ouro, com mais de mil pessoas envolvidas. A conclusão está prevista para 2025, beneficiando cerca de 100 mil pessoas diariamente ao ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: