BEVs continuam liderando vendas de veículos eletrificados no Brasil em 2024

Image

Primeiro bimestre de 2024, portanto, confirma a evolução verificada ao longo do ano passado, segundo ABVE

Os veículos 100% elétricos (BEV) assumiram a dianteira das vendas de eletrificados leves no mercado nacional em fevereiro, consolidando uma tendência marcante no setor automotivo. Com 3.639 emplacamentos, os BEVs representaram impressionantes 34,8% do total neste segmento, segundo dados fornecidos pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

Esta liderança foi seguida de perto pelos veículos elétricos híbridos com recarga externa (PHEV), que totalizaram 3.594 unidades vendidas, correspondendo a 34,4% do mercado. Os híbridos convencionais sem recarga externa (HEV e MHEV) ocuparam uma fatia de 30,8% (3.218 unidades).

A consolidação dos BEVs como líderes de vendas abre um novo capítulo na história do mercado brasileiro de eletromobilidade, evidenciando uma rápida maturação deste setor, conforme destacou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. "Os números indicam um amadurecimento muito rápido do mercado brasileiro de eletromobilidade", afirmou.

A confiança crescente dos consumidores nas novas tecnologias e a aproximação do perfil brasileiro aos mercados europeus são aspectos destacados por Bastos. Ele ressaltou ainda a importância dos veículos plug-in, que alcançaram um patamar recorde de 70% do total de eletrificados emplacados em fevereiro, segundo dados da ABVE Data.

Apesar do aumento das alíquotas do Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos em janeiro, o mercado total de eletrificados seguiu em crescimento acelerado neste início de 2024. Os 10.451 emplacamentos de fevereiro representaram a melhor marca para o mês em toda a série histórica da ABVE, com um aumento significativo de 143% em relação a fevereiro de 2023.

O avanço da infraestrutura de recarga tem sido um fator crucial para o aumento da participação de mercado dos veículos elétricos, reduzindo as preocupações dos consumidores em relação ao abastecimento. Empresas como Raízen, BYD, Ipiranga, Tupinambá, EZVolt e Vibra têm desempenhado papéis significativos na expansão dos pontos públicos de recarga.

Em relação aos modelos e montadoras, as empresas chinesas BYD e GWM continuaram na liderança dos emplacamentos de veículos elétricos no Brasil, contribuindo com 42,37% do total de emplacamentos em fevereiro. O modelo Song Plus GS DM da BYD foi o mais emplacado, seguido pelo Dolphin GS 180 EV.

São Paulo liderou os Estados que mais emplacaram veículos eletrificados em fevereiro, seguido pelo Distrito Federal e Rio de Janeiro. Juntos, esses três Estados representaram 50,5% do total de emplacamentos do mês, evidenciando uma distribuição geográfica concentrada das vendas.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: