Venda de carros totalmente elétricos cresce no Brasil pelo terceiro mês consecutivo, diz ABVE

Image

Essa ascensão dos BEV marca um novo capítulo na história do mercado brasileiro de eletromobilidade

Pelo terceiro mês consecutivo, os veículos totalmente elétricos (BEV) lideraram as vendas de veículos eletrificados leves no mercado nacional brasileiro. Os dados são da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) que em nota pontua que somente em fevereiro cerca de 3.639 unidades foram computadas. Esse número, por sua vez, representa 34,8% do total neste segmento, o qual fechou o mês com 10.451 carros com tecnologia vendida.

Para a associação, essa ascensão dos BEV marca um novo capítulo na história do mercado brasileiro de eletromobilidade. Os veículos totalmente elétricos, impulsionados pelos modelos da BYD e GWM, já haviam liderado as vendas do segmento em dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Em fevereiro de 2024, em outro mês de vendas robustas, consolidou-se uma tendência de crescimento dos veículos elétricos com recarga externa (plug-in), que atingiram o recorde de 70% do total de eletrificados emplacados.

De acordo com dados da ABVE, a participação dos plug-in (BEV + PHEV) nas vendas de eletrificados chegou a 69,2% do total em fevereiro, enquanto os restantes 30,8% foram para os híbridos sem recarga externa (HEV + HEV flex + MHEV). Em janeiro, essa participação tinha sido de 68,7%.

O primeiro bimestre de 2024 confirma a evolução observada ao longo do ano passado, que reverteu a tendência do mercado nacional de eletrificados, antes dominado até 2022 pelos híbridos elétricos com motor flex ao etanol, sem recarga externa. Em nota, Ricardo Bastos, presidente da ABVE, pontua o rápido amadurecimento do setor no país.

"Os números indicam um rápido amadurecimento do mercado brasileiro de eletromobilidade.O consumidor brasileiro está demonstrando uma confiança crescente nas novas tecnologias e está se aproximando cada vez mais do perfil dos mercados europeus, liderados pelos veículos plug-in e, entre estes, pelos BEV 100% elétricos" ressalta ele.

Com os 10.451 emplacamentos de fevereiro, a participação de mercado dos eletrificados sobre as vendas domésticas totais de automóveis e comerciais (155.283, segundo a Fenabrave) atingiu 7% em fevereiro. Além disso, desde dezembro de 2023, essa participação tem se mantido acima dos 5%, indicando uma maior penetração da eletromobilidade no mercado brasileiro. Apesar do aumento entre 10% e 12% das alíquotas do Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos em janeiro, o mercado total de eletrificados (BEV+PHEV+HEV/MHEV) continuou crescendo rapidamente neste início de 2024.

Dentre os motivos para o crescimento, no entanto, está o progresso na infraestrutura de recarga que segundo a ABVE tem sido um fator crucial para o aumento da participação de mercado dos veículos elétricos, reduzindo as preocupações dos consumidores em relação ao abastecimento.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: