Treinamento para motoristas de ônibus elétricos estão sendo programados pela BYD

Image

Com foco em segurança, maior fabricante do veículo eletrificado no Brasil, planeja oferecer treinamentos as empresas que adquirem seus ônibus.

Com foco em enaltecer a produção de ônibus elétricos, bem como reforçar o quanto o veículo é seguro para ser inserido nas frotas brasileiras, a fabricante BYD, anunciou recentemente que novos treinamentos serão oferecidos as empresas que adquirirem seus modelos.

Atualmente, a empresa tem 100 ônibus em operação no Brasil e mais de 200 condutores já foram capacitados, segundo ela. Além disso, vale destacar que toda a frota eletrificada em São Paulo é de sua responsabilidade atualmente.

Em nota, Aldo Santos, Supervisor de Serviços e infraestrutura de carregamento da BYD, reforça que os motoristas passam por treinamento prático e teórico e são importantes multiplicadores do conhecimento adquirido. Além disso, a capacitação inclui desde instruções gerais até os mitos e verdades sobre esse tipo de veículo. Sem contar que a importância da direção mais segura, bem como curiosidades sobre a tecnologia desse tipo de veículo. Os condutores também aprendem mais sobre as funções do ônibus, bem como um pouco de sua manutenção.

A parte prática da direção acontece depois, com foco na segurança e na eficiência para atingir maior autonomia com a carga da bateria, além das particularidades do veículo”, explica Aldo, que afirma que os elétricos possuem torque instantâneo, ou seja, é necessária menor pressão no pedal do acelerador na comparação com o ônibus a diesel. Procuramos quebrar certos mitos, como o que alega que os nossos veículos aceleram de forma espontânea. Isso não existe, na verdade em todos os veículos BYD, quando acionado o pedal de freio, os motores são desabilitados” explica Santos.

Ainda segundo a BYD, a capacitação abrange o conhecimento sobre tecnologias embarcadas, como o Sistema de Ajoelhamento bilateral, o qual facilita a entrada e saída dos passageiros, bem como informações sobre o sistema de controle eletrônico de suspensão, o qual pode ser elevado para transpor obstáculos, espelhos e câmeras eletrônicos e ASR, que é o sistema de controle de tração e EBS, que é o controle de frenagem.

Santos explica que não é incomum ter relato dos condutores sobre o barulho do tráfego, o qual aparece mais nítido com os ônibus elétricos. Isso acontece porque a não emissão dos ruídos estão entre as principais características do veículo eletrificado.

“Além do ruído, a ausência de vibração do conjunto motriz faz com que motoristas tenham uma jornada de trabalho com menos stress, aumentando a atenção a via e à condução” finaliza o especialista.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: