Vendas de carros elétricos cresceram mais de 55% em 2022, diz relatório global

Image

Documento publicado pelo Fórum Econômico Mundial revela que mais de 10 milhões de veículos eletrificados foram comercializados no último ano.

O mercado eletrificado de carros está ganhando espaço e é considerado hoje, por muitos especialistas do setor, como um caminho sem volta. Na última semana, um artigo publicado pelo Fórum Econômico Mundial revelou dados importantes sobre a eletromobilidade no mundo em 2022, onde um aumento de 55% nas vendas deste tipo de veículo foi constatado.

Segundo o relatório, os números incluem desde veículos totalmente elétricos a bateria, assim como híbridos plug-in (PHEVs). Esse aumento foi considerado bastante significativo, bem como é equivalente à adesão de 10,5 milhões de unidades pelos consumidores de todo o mundo.

A China, por sua vez, foi o país que mais vendeu carros neste estilo, onde as vendas do país aumentou 82% em 2022 se comparada ao ano anterior. Além disso, ela também foi a maior produtora deste tipo de tecnologia, alcançando a marca de 64% do volume global.

Já a segunda maior produtora foi a Europa no geral. A região aumentou as vendas em 15% em 2022 mesmo tendo a escassez de matéria-prima devido à guerra na Ucrânia. O desempenho de Estados Unidos e Canadá, por sua vez, também foi melhor do que o do ano anterior.

A expectativa é bastante positiva para 2023. A previsão segundo o relatório é que as vendas aumentem 36%. Assim, mais de 14 milhões de veículos devem ser colocados a vendas, bem como 40 milhões de veículos elétricos devem estar nas ruas pelo mundo no final do ano.

Quem também confirma o aumento da eletrificação é a Agência Internacional de Energia (AIE). Segundo ela, um a cada sete carros de passageiros comprados em todo o mundo no ano passado era elétrico. Além disso, o crescimento está sendo ajudado pelo aumento da colaboração internacional nas metas de eletrificação. Mais de 100 partes interessadas assinaram uma declaração na cúpula do clima COP26 no final de 2021 para acelerar a transição para carros e vans com emissão zero, segundo a Agência.

Em meio a esse crescimento expressivo, o relatório global do Fórum Econômico Mundial revela que ainda é necessário que a eletrificação cresça mais para ajudar no impacto ambiental. Para ele as vendas anuais precisam aumentar 18 vezes até 2030. Outro ponto destacado é que o crescimento contínuo do uso global de VEs continua sendo crucial para a descarbonização do setor de transporte rodoviário já que ele é um dos que mais polui, sendo responsável por 15% das emissões.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: