Veículos pesados poderão receber biometano em breve no Paraná

Image

Parceria entre Compagas e Scania pretende fomentar a produção no gás no estado, bem como aumentar a infraestrutura.

A produção de gás renovável está fomentando o mercado de biogás e biometano no Brasil. Um exemplo disso vem do Paraná, onde uma parceria entre a Companhia Paranaense de Gás (Compagás) e a fabricante Scania visa impulsionar a produção do Gás Natural Veicular (GNV) e do biometano, bem como endereçá-la aos veículos pesados no estado.

O acordo aconteceu na última semana e segundo o Governo do Estado o objetivo da parceria é a implantação de projetos que permitam o desenvolvimento do uso do gás para o transporte pesado, incluindo ônibus e caminhões, assim como a estruturação de corredores azuis para que esses veículos possam rodar com um combustível mais eficiente e sustentável.

Em nota, através da AEN, Rafael Lamastra Jr., CEO da Compagas, destaca que a parceria é mais uma dos projetos de mobilidade elétrica desenvolvidos pela empresa, assim como visa dar ainda mais visão ao combustível renovável que já é uma realidade no país.

“Os projetos ligados à mobilidade sustentável colocam o Paraná em um movimento de destaque nacional. O gás natural é uma energia verde e colabora para a transição energética com menor emissão de poluentes e melhor competitividade. Além disso, há de se destacar a disponibilidade da tecnologia da Scania para adoção imediata pelas frotas e empresas, o que representa ganhos ambientais e operacionais também imediatos. O gás natural e o biometano são os combustíveis para a sustentabilidade do presente", destaca ele.

Quem também comentou o assunto foi Gustavo Bonini, diretor de Relações Institucionais da Scania. Na ocasião ele destacou que a parceria tem uma missão importante de descarbonização do transporte, bem como visa estimular o mercado para outras ações sustentáveis também.

“A parceria da Scania com a Compagas celebra mais um passo importante para a descarbonização do transporte de cargas e passageiros. É necessário que o máximo de agentes possíveis estejam engajados a essa urgência, de não dependência ao diesel, e estimule o mercado para atender a essa demanda. Nós estamos atuando em várias frentes para que o biometano se torne cada vez mais uma opção não apenas viável, mas real, assim como aconteceu com o etanol para os automóveis", pontuou ele.

Já sobre os projetos envolvidos, os especialistas comentam a substituição dos veículos movidos a diesel por veículos movidos a biometano no transporte público do estado, assim como o desenvolvimento dos corredores azuis, os quais envolvem o desenvolvimento de pontos de abastecimento de GNV adequados e adaptados para veículos pesados (caminhões e ônibus) nas principais rodovias e rotas de escoamento de cargas, permitindo trajetos com maior autonomia com energia limpa e a consequente ampliação do número de veículos que utilizam a tecnologia para suas viagens.

Atualmente a Compagás conta com cinco postos localizados na Região Metropolitana de Curitiba que já atuam no abastecimento desses veículos e, ainda em 2023, a previsão é que comece a operar, na cidade de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, o primeiro posto projetado com infraestrutura exclusiva para o abastecimento a gás de veículos pesados.

Para Bonini a criação dos pontos de abastecimento específicos permitirá melhorar a infraestrutura do GNV e Biometano, bem como propiciar a transição energética de forma favorável.

“Para que a transição energética ocorra é fundamental o desenvolvimento de infraestrutura de distribuição e ampliação da rede de abastecimento.São ações de parcerias como esta que precisamos para avançar, inovar e oferecer soluções para que outras empresas também superem suas metas. Nossa expectativa é que os corredores sustentáveis se desenvolvam e o biometano se consolide como alternativa viável", finaliza ele.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: