Porto Alegre recebe Fórum GD Sul na próxima semana

Image

Evento acontecerá pela primeira vez em um Shopping, assim como receberá palestrantes de peso como Oscar Schmidt entre os dias 26 e 27 de abril.

A produção de energia limpa através da geração distribuída está ganhando espaço no Brasil e alcançando números antes inimagináveis E é em meio a esse potencial de crescimento, que muitas dúvidas e desafios também estão aparecendo, principalmente com a entrada de novas regulamentações ao setor no último ano.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a GD já é responsável por 20 GW de energia limpa, bem como possui mais 1.863.836 unidades consumidoras na modalidade.

Assim, buscando debater as novas legislações, bem como dar novas perspectivas ao crescimento da geração distribuída no Brasil é que a 18ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída (Fórum GD - Sul) acontece na próxima semana. O evento está confirmado para os dias 26 e 27 de abril, no Barra Shopping Sul, Bairro Crystal, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Primeira vez do Fórum GD em um Shopping

O Fórum é promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), bem como organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, uma das principais empresas de eventos renováveis do país.

Vale destacar que não é a primeira vez que o evento acontece na capital gaúcha. Porto Alegre foi a cidade a receber a primeira edição do evento em 2018. Para a organização, voltar a uma das cidades de origem do Fórum é extremamente especial, bem como inovador já que será a primeira vez do evento em um shopping.

“Nós saímos de Vitória e já vamos começar a preparar a casa para receber vocês lá em Porto Alegre, no Barra Shopping, aonde mais uma vez nós saímos da caixa, estamos
liderando aí uma transição no modelo e formato de evento desde o final da pandemia para cá. Ele vai ser em um shopping, dentro do maior shopping da cidade e então é mais uma
novidade, mais um desafio que é uma logística que a gente não conhece” destaca Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG.

Outra questão destacada pela empresa é que o evento terá uma programação intensa nos dois dias, bem como receberá especialistas de peso. Para o primeiro dia estão confirmados painéis com temas relevantes como as considerações gerais da GD no Brasil, os novos cenários da fonte para integradores e o atual cenário da GD com a lei 14.300. Na ocasião estão confirmadas duas palestras especiais, sendo uma delas como o Mauro Passos, do Instituto Ideal, e Leandro Michels, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O segundo dia, por sua vez, trará painéis técnicos com informações sobre linhas de financiamentos em GD, assim como de desenvolvimento empresarial, potencial instalado e possibilidade de conexões e o futuro da GD para os integradores da GD no Brasil. O evento também trará uma palestra magna com o atleta brasileiro campeão mundial de basquete, Oscar Schmidt.

Fórum GD Sul espera reunir toda a cadeia produtiva da geração distribuída da região Sul

Vale destacar que o fórum regional pretende reunir toda a cadeia produtiva do setor de Geração Distribuída com Fontes Renováveis no Sul do Brasil (RS/SC/PR), sob o enfoque de oportunidades de negócios. Além disso, pretende discutir barreiras regulatórias, falar sobre impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, financiamento, capacitação e perspectivas de crescimento que o setor precisa.

“O evento espera ajudar a acentuar a curva desse crescimento tanto de conexões como no número do potencial instalado. Ele reunirá os principais players do setor, os principais
especialistas e com isso a geração de um ambiente propício para novos negócios, novas oportunidades de empreender, oportunidades de recolocação de emprego, oportunidade de
novas parcerias, novos fornecedores. Um dos pontos altos do setor vai ser a rodada de negócios do SEBRAE e com certeza Porto Alegre se torna aí a capital nacional da geração distribuída com fontes renováveis e energia solar fotovoltaica no Brasil”, finaliza Fraga.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: