Smart City Expo Curitiba está reunindo representantes das principais cidades mais inteligentes do Paraná

Image

Evento, que está acontecendo em Curitiba, tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento das cidades a partir das mais modernas tecnologias e apoio tanto público como privado.

O Smart City Expo Curitiba, uma das maiores feiras sobre cidades inteligentes do mundo, está acontecendo na capital do Paraná está semana. O evento que acontece até sexta (24) vem reunindo grandes especialistas do setor renovável e de inovação, bem como contando com a participação de autoridades políticas como o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior.

Durante a abertura do evento, Ratinho destacou as inovações paranaenses que estão sendo realizadas no estado, as quais fazem parte de parcerias entre o governo do estado, através da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital e da Celepar em conjunto com parcerias privadas.

Na ocasião, o governador reforçou que as ações desenvolvidas são promissoras e os primeiros resultados já estão aparecendo como Curitiba, Ponta Grossa e Assaí, únicas cidades paranaenses a incluídas no ranking das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, elaborado pelo Intelligent Community Forum (ICF) – Fórum de Comunidades Inteligentes.

“É um orgulho para Curitiba sediar o maior evento do mundo de cidades inteligentes, o que demonstra a relevância da nossa Capital e do Estado todo na área de inovação. Para que cada vez mais municípios tenham acesso a tecnologias, o poder público e o setor privado trabalham em conjunto, e devem trabalhar cada vez mais, levando soluções inteligentes aos serviços prestados à população” destacou Ratinho Junior.

A sustentabilidade também foi um dos assuntos debatidos pelo governador na abertura, uma vez que em sua visão o tema é um dos fatores para o desenvolvimento. Ratinho Junior comenta que o estado hoje é um dos maiores produtores de energia renovável do Brasil e tem buscado diversificar a matriz energética, com o incentivo às fontes fotovoltaicas, de biogás e biometano, com programas como o RenovaPR e Banco do Agricultor Paranaense.

“E em Curitiba temos o exemplo da Pirâmide Solar, que vai ser inaugurada na semana que vem no antigo aterro da Caximba. Aquilo que no passado era um grande problema, que é a questão dos aterros sanitários, hoje passa a ser uma grande solução sustentável” reforçou o governador.
Quem também comentou o assunto foi o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel. Na ocasião ele comentou que a ideia é apresentar aos convidados e visitantes insights sobre o setor e a transformação digital do Estado. “São poucas as cidades no mundo a sediar a Smart City, um dos grandes eventos para cidades inteligentes. É a oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho de integração dos ecossistemas de inovação do Paraná, a conectividade das cidades e o que faremos para levar inovação até os menores municípios do Estado” finalizou Rangel.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: