Política Nacional de Eletromobilidade é defendida pela ABVE

Image

Setor é visto como irreversível no país e adotar novas tecnologias além de biocombustíveis se mostra necessário.

A necessidade de uma política nacional de eletromobilidade tem sido uma das questões mais levantadas pelo setor de veículos elétricos no Brasil. O país atualmente é o único do G20 que não possui metas estabelecidas neste quesito e criá-la, portanto, é extremamente necessário para que o setor avance e se torne competitivo mundialmente.

O tema inclusive foi defendido pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) na última semana. Em evento na capital do país, Adalberto Maluf reforçou o quanto políticas públicas são necessárias para a indústria brasileira, assim como a importância de criar uma política específica para o setor de mobilidade a fim de integrá-la às metas já existentes e dar segurança ao mercado como um todo.

Tanto Maluf, como os demais participantes do evento foram unânimes em dizer que a eletromobilidade hoje é uma caminho irreversível no Brasil segundo a ABVE.

“Todos foram unânimes em considerar a eletromobilidade um caminho irreversível no Brasil e no mundo, destacando a importância de o país adotar todas as tecnologias disponíveis de transporte sustentável, e não apenas os biocombustíveis. Destacaram também que a inovação tecnológica embutida nos veículos elétricos e híbridos será decisiva para garantir a competitividade das indústrias automobilísticas brasileiras no mercado mundial e garantir os empregos de qualidade dos futuros trabalhadores brasileiros” explica a Associação.

Além da produção de veículos elétricos leves, os especialistas da ABVE também trouxeram para o debate os carros pesados e o impacto da eletromobilidade sobre eles. Na ocasião, diretores das ABVE reforçaram o potencial da indústrias de ônibus elétricos do Brasil e o seu potencial na transição das frotas fósseis.

Quem também comentou o assunto foi Iêda de Oliveira, diretora e coordenadora do Grupo de Veículos Pesados da ABVE. Na ocasião ela reforçou que embora a indústria tenha um grande potencial para a transição, ainda assim é necessário que o governo favoreça o crescimento da indústria brasileira como zerar ou diminuir o imposto de importação de ônibus elétricos, por exemplo.

Fórum Move acontece em Junho

As políticas públicas voltadas à eletromobilidade também serão debatidas durante o Fórum Internacional de Mobilidade Urbana e Veículos Elétricos (Fórum Move) no Brasil. O evento acontecerá entre os dias 14 e 15 de junho, em Salvador, Bahia e tem como principal objetivo trazer assuntos técnicos, comerciais e científicos de alta qualidade aos participantes.

Além do tema podem ser esperados a participação de diversos especialistas, players do mercado e um compartilhamento de informações de alto nível. Os interessados em participar podem acessar o site oficial do evento www.forummove.com.br para mais informações.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: