Focar nas mudanças climáticas contribuirá de forma efetiva para adesão da eletromobilidade

Image

Especialista alemão reforça a importância de trabalhar a sustentabilidade para de fato desenvolver as áreas que a desenvolvem os carros elétricos no Brasil.

O Fórum Nacional de Mobilidade Elétrica (Fórum Move) em 2022 foi bastante produtivo quanto às pautas envolvendo os incentivos da eletromobilidade. As mudanças climáticas foram pautadas, inclusive, como um dos principais temas para se alavancar os setores econômicos que envolvem a energia renovável no Brasil.

Durante um encontro dos principais agentes do setor no país, Hans Rauschmayer, CEO da Solarize, afirma que no exterior tudo é pautado sobre o quanto a ação vai impactar nos termos climáticos, algo que precisa ser trabalhado no Brasil a fim de dar abertura para o crescimento das energias renováveis, bem como da eletromobilidade no país.

“Eu acompanho muito a discussão na Alemanha e o que eu vejo lá é que o Brasil não está acompanhando o que acontece lá fora e se a gente sobe um nível dessa discussão de veículos elétricos onde o Brasil também se desligou da discussão lá fora são as mudanças climáticas. Na Alemanha qualquer discussão, qualquer decisão sempre tem a pergunta: e as mudanças climáticas? Qual vai ser o efeito disso? No Brasil faz parecer que não existe mudança climática e isso é muito ruim pois com isso a mudança climática é uma alavanca gigantesca lá fora” afirma Rauschmayer.

O especialista também comenta que é necessário que o país, a sociedade e empresários brasileiros coloquem a pauta de mudanças climáticas como prioridade, visto que é ela quem vai puxar investimentos para os veículos elétricos e também da energia solar.

“Aqui no Brasil a energia solar veio, foi empurrada para ser o vilão da tarifa elétrica e isso não existe. Isso não é realidade. Então a gente tem que sair dessa retaguarda, dessa defesa, ir para a ofensiva, colocar este tema realmente lá em cima, na pauta para a gente poder lançar, para a gente puxar todos os outros temas que estão juntos com a mudança climática” explica Rauschmayer.

Quem comenta o assunto também é Raul Beck, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD). Na ocasião ele afirma concordar com as colocações de Rauschmayer, uma vez que o Brasil se coloca como um dos principais países com matriz energética renovável, porém quando se fala em transporte é um dos maiores poluidores do mundo e é necessário olhar com carinho para a questão das mudanças climáticas para surtir efeito na eletromobilidade.

“Realmente tem que olhar com uma lupa corretamente esse perfil do país na representatividade global", afirma ele.

O debate completo dos especialistas pode ser acessado no canal oficial do Grupo FRG Mídias & Eventos.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: