Instrumento x tarifário é importante para dar escala para o mercado de eletromobilidade no Brasil

Image

Assunto foi debatido durante último Fórum Move e deve reaparecer nos painéis renováveis esteve ano.

A eletromobilidade está crescendo no Brasil, mas ainda requer driblar importantes desafios para se consolidar. Os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) mostra que o setor finalizou 2022 com mais de 49 mil unidades eletrificadas nas ruas e o instrumento x tarifário para carros elétricos pode contribuir para este crescimento.

Thiago Castilha, da e-Wolf, afirmou durante o Fórum Move de 2022 que embora o país não conte com uma política pública favorável para a eletromobilidade, o Brasil conta com um grande potencial, visto que mesmo sem ter muito incentivo o setor está crescendo de forma importante.

Durante o meeting no evento, o tema envolvendo o incentivo do novo x tarifário também foi comentado. A isenção de impostos de máquinas e equipamentos para baratear a produção de peças e partes para veículos elétricos foi aprovado recentemente no país e a ideia é baratear os produtos ao nível nacional.

Embora o país tenha ainda uma forte dependência de tecnologia estrangeira, o incentivo pode ser uma grande aliada da indústria no país. Adalberto Maluf, presidente da ABVE reforça que todos os esforços para dar continuidade para a indústria são relevantes e o x tarifário já é utilizado a bastante tempo. Além das máquinas e equipamentos, Maluf afirma que a concessão de x tarifários para os próprios veículos elétricos já construídos é também muito importante já que ele é que contribuirá para a escala da produção.

“A própria concessão de x tarifários para os veículos elétricos já construídos, prontos é também muito relevante porque a gente precisa da escala para o mercado e por isso eu vi com muita felicidade embora na correria ali da campanha, declarações das empresas sobre o assunto. Apesar de ter o início da fabricação local o instrumento x tarifário é importante para a gente dar escala, porque se a gente não dar escala para o mercado você não consegue dar infraestrutura de recarga, se você não consegue infraestrutura de recarga você não consegue atrair mais investimentos de outros players para produzir o carregador, para criar a inteligência, fazer e gerar todo esse ecossistema” afirma Maluf.

Carros elétricos ainda pagam mais imposto mesmo com x tarifário

Durante o meeting, Maluf afirma que a aprovação do x tarifário é bastante importante, contudo o setor ainda precisa resolver questões básicas também já que o carros elétricos são os que mais pagam impostos no Brasil. Essa questão precisa ser resolvida para que de fato o setor comece a atingir outros públicos.

“A última tabela que a gente viu do ministério não vai resolver esse problema. Os elétricos vão continuar pagando mais impostos. Eu acho que a janela de oportunidades de você subsidiar a tecnologia está acabando conforme relatório da Agência Internacional de Energia IVI Outlook 2022, onde eles possuem lá um capítulo de subsídios que eles mostram que há 3 a 4 anos 10% de venda dos veículos era de subsídio. Neste último caiu para 10%. Daqui há dois anos o mercado de carro elétrico pode ser que esteja 50% do mercado e não fará nem mais sentido subsidiar” afirma Maluf.

O debate completo dos especialistas pode ser acompanhado no canal do YouTube do Grupo FRG Mídias & Eventos.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: