Produção de baterias para carros elétricos na China deve ser 6 vezes maior do que a produção esperada

Image

Indústria de baterias para veículos elétricos na China divulgou que deve buscar clientes no exterior, uma vez que a expansão ultrapassa a capacidade doméstica.

A produção de baterias para carros elétricos na China deve ganhar um novo cenário em 2023. A capacidade de produção tem sido bastante expressiva e a expectativa é que os produtores chineses de baterias para veículos elétricos tripliquem a demanda dos fabricantes domésticos em 2025, o que forçará o país a buscar clientes no exterior.

A expansão agressiva, de acordo com a Indústria de baterias para veículos elétricos (EV) do país, será três vezes maior que a demanda dos fabricantes domésticos de carros elétricos. Um relatório do Economic Daily, por exemplo, revela que os fabricantes do continente produzirão mais de 3 mil GWh de bateria nos próximos dois anos, o que é seis vezes mais do que a produção esperada para o ano de 2022.

Outro ponto importante é que a expectativa para a compra e venda de carros zero carbono na China é bastante positiva. A previsão da indústria é que mais de 6 milhões de veículos movidos a bateria sejam vendidos nos próximos anos, o que deve suprir parte da demanda que está sendo produzida. O mercado de eletromobilidade deve crescer 30% segundo os especialistas.

Sobre o crescimento expressivo na produção de baterias, a indústria chinesa afirma que o cenário positivo hoje é reflexo de uma construção. Após uma década de esforços para melhorar a tecnologia e as técnicas de fabricação, o grupo de fabricantes chineses ganhou ascendência no mercado global.

Atualmente a maior fabricante do país é a Contemporary Amperex Tecnology Limited (CATL), a qual fica na província de Fujian. Contudo já existem outras fabricantes também se destacando no país como no caso da BYD, a qual possui atualmente 13% de participação no mercado global. Empresas chinesas como CALB, Gotian, Sunwoda e Svolt fazem parte da lista dos maiores de 10 maiores fabricantes também.

Vale destacar que as empresas chinesas hoje fabricam dois tipos de baterias amplamente utilizadas em carros elétricos. Neste caso entram modelos NCM, a qual é composta de lítio, níquel, cobalto e manganês, assim como também o modelo LFP, que por sua vez, leva lítio, ferro e fosfato.

Cenário da eletromobilidade no Brasil

Assim como a China, a indústria voltada para a eletromobilidade no Brasil também está aquecida. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) a indústria brasileira para fabricação de ônibus elétricos, por exemplo, conta com grande capacidade de produção.

A associação assegura a plena capacidade da indústria brasileira de produzir até 2 mil ônibus elétricos/ano e, assim, responder às metas de descarbonização do país.

“Essa capacidade tem sido reiterada a cada dia, com novos modelos de ônibus elétricos apresentados ao público, novas empresas brasileiras entrando no mercado de transporte público e novos desafios tecnológicos sendo superados” afirma a associação.

Para a ABVE, o Brasil já tem todas as condições de se posicionar como um importante ator no mercado global de transporte urbano sustentável, com solidez, experiência e tecnologia comprovada.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: