Região Sul recebe rede privada de eletropostos

Image

Projeto foi criado pela Zletric, Nissan, Movida e Rede SIM e visa fomentar o uso de carros elétricos na região.

Um projeto desenvolvido em parceria das empresas Zletric, Nissan, Movida e Rede SIM, visa colaborar com a segurança na recarga de veículos elétricos na região sul. Na ocasião uma rede privada de eletropostos foi montada e os pontos de recarga distribuídos em pontos estratégicos interligando estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o projeto conta com dez pontos com carregadores rápidos e semirrápidos em locais estratégicos. Todos estão localizados em postos da Rede SIM, bem como com uma distância de 200 km entre eles.

Pedro Schaan, CEO da Zletric, destaca que a ideia é fomentar o uso de carros eletrificados, bem como dar segurança ao condutor quanto aos pontos de recarga. “A experiência que queremos gerar para o usuário é a que ele possa fazer seu deslocamento como fazia com o carro movido a gasolina, sem a preocupação de planejar uma recarga, já que ele poderá usufruir de uma rede interligada, disponível e próxima para carregar seu carro” explica ele.

Ainda segundo Schaan o projeto está em fase inicial e nessa primeira fase entraram em funcionamento 4 postos rápidos, com 60Kw e conectores Chademo e CCS, nas cidades de São Sebastião do Caí, Gravataí, Caxias do Sul e Três Cachoeiras. Além disso também estão à disposição dos usuários um semirrápido, com 22Kw do Tipo 2, em Laguna.

“Para acessar os pontos e efetuar a recarga, o motorista deve baixar o aplicativo da Zletric. O aplicativo permite achar pontos de carga, habilitar um carregador utilizando o QR code e ver o histórico de cargas do usuário” afirma o especialista.

Chamada de Rota Sul, o projeto deve ter sua segunda fase finalizada até o final do mês de novembro. Ao todo mais 5 pontos de recarga serão anexados a rede, sendo um rápido em Gramado, e quatro semirrápidos em Bento Gonçalves, Itajaí, Araquari e Camaquã.

Para Ayrton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul e diretor-geral da Nissan do Brasil, a iniciativa vem de encontro com os propósitos da empresa em aumentar seu plano de eletrificação no país, bem como oferecer tranquilidade aos consumidores.

“A inauguração do Rota Sul é mais um importante passo do plano de eletrificação da Nissan no Brasil, que tem o compromisso com o ciclo completo do veículo elétrico no país. Com o projeto, estamos contribuindo com a infraestrutura de recarga, o que é fundamental para dar tranquilidade aos consumidores. Além disso, também seguimos ampliando a rede de concessionárias que vendem o Nissan LEAF no Brasil e que hoje já conta com 57 concessionárias em todas as regiões ``, reforça ele em nota.

Vale destacar que todo o projeto conta com investimento 100% privado e a parceria surgiu justamente para viabilizar a construção da eletrovia.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: