114 modelos eletrificados já foram emplacados no Brasil

Image

Preço da gasolina, consciência ambiental e vida útil do carro elétrico estão entre os principais motivos do crescimento do setor.

A adesão de carros elétricos está ganhando força no Brasil e o país já conta inclusive com 114 modelos à disposição dos consumidores no mercado. Os dados vêm de um relatório divulgado pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), a qual destaca que de janeiro a outubro de 2022 o país já emplacou mais modelos diferentes de veículos elétricos leves do que no ano anterior. O aumento foi de 63%.

Outra boa notícia é que a quantidade disponível de veículos híbridos e elétricos plug-in no país já se aproxima do mercado europeu, o qual conta hoje com 150 e 200 modelos de veículos elétricos plug-in à disposição.

Segundo a associação, o crescimento da oferta ocorre num momento de evolução acentuada das vendas de veículos eletrificados leves no país nos últimos três anos, uma vez que só em 2022 o setor deve passar de 30% das vendas realizadas em 2021.

Adalberto Maluf, presidente da ABVE, explica que existem hoje três motivos que justifiquem esse crescimento na escolha de veículos elétricos, bem como o aumento da sua diversificação também.

Para a escolha do modelo elétrico, Maluf acredita que questões ambientais, bem como o aumento da gasolina e também dos benefícios da vida útil do carro elétrico fizeram que a escolha se concretizasse.

“No Brasil, há a questão do preço da gasolina, que subiu expressivamente no ano passado e início de 2022. As pessoas sabem que a recente queda nos preços neste segundo semestre é artificial e insustentável, além de sujeita a variáveis imprevisíveis, como greves de caminhoneiros. As pessoas fazem as contas e percebem que, mesmo com um preço da gasolina rebaixado artificialmente, o custo do km rodado num carro elétrico pode ser quatro a seis vezes menor do que o de um equivalente a combustível fóssil. E o custo de manutenção pode ser de 60% a 80% inferior. Por fim, há a consciência ambiental do consumidor. O comprador está cada vez mais preocupado com sua própria qualidade de vida e de sua família. Por isso, prefere dirigir um carro moderno, silencioso, com alto padrão tecnológico e não poluente” explicou ele em nota.

Sobre a diversificação, por sua vez, Maluf pontuou que o mercado brasileiro está bastante diversificado, bem como muito próximo de alcançar o mercado europeu, o que é um ótimo sinal.

“Hoje, o mercado brasileiro de eletromobilidade está muito mais diversificado, em condições de atender a um número cada vez maior de compradores, e essa tendência vai se ampliar nos próximos meses. Nós sempre dissemos que o mercado de eletrificados teria, no Brasil, um comportamento semelhante ao dos smartphones: primeiro, viriam os modelos de alto padrão; logo em seguida, haveria opções para todos os perfis de renda. É o que está acontecendo. Apesar de todas as distorções tributárias, o mercado de veículos elétricos e híbridos cresce e se expande no Brasil” finaliza o especialista.

A lista completa dos modelos disponíveis pode ser acessada no site oficial da ABVE.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: