Energia Solar é uma iniciativa que funciona, diz secretário municipal de desenvolvimento econômico de Belo Horizonte

Image

Especialista está presente na sétima edição do CBGD 2022 que começou na manhã desta quarta-feira (9) na capital mineira. Evento vai até amanhã e é acompanhado da EXPOGD, maior feira de Geração Distribuída do país

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, está recebendo a sétima edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD 2022) está semana. O evento que acontece entre hoje (9) e amanhã (10) de novembro visa movimentar o setor de geração distribuída do país, o qual teve um crescimento bastante expressivo no último ano.

Durante a abertura do primeiro dia diversos especialistas e autoridades ressaltaram a importância do evento para o mercado brasileiro de GD, bem como a força da geração de energia solar fotovoltaica para a produção de energia limpa. Minhas Gerais é hoje o estado líder neste tipo de geração, onde sozinho produz mais de 2,2 GW segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Na ocasião, o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Belo Horizonte, Adriano Henrique Fontoura de Faria, destacou o quanto Belo Horizonte ganhou com a instalação da primeira usina fotovoltaica na prefeitura. Hoje o investimento já se pagou segundo ele e proporciona uma economia de mais de 15 mil reais a instituição.

“Em 2020 nós instalamos uma usina solar fotovoltaica na prefeitura de Belo Horizonte. O investimento já foi pago e hoje a gente economiza 15 mil reais por mês. Então nós temos um exemplo de dentro de casa de que a energia solar é uma iniciativa que funciona” afirma ele.

Faria também comenta sobre a legislação própria criada na cidade mineira referente aos incentivos da energia solar fotovoltaica como o crédito verde.

“Em Belo Horizonte nós temos uma legislação específica, nós temos crédito verde para que então os residentes de Belo Horizonte instalem as suas usinas fotovoltaicas. Além da economia na conta de energia ainda tem o desconto no impostos, no IPTU” explica ele.

Sobre o CBGD 2022, Faria agradece a escolha da organização pela escolha da capital mineira para ser palco do evento, bem como se diz bastante feliz em saber que a próxima edição também deve acontecer no estado.

Quem também comentou o assunto foi Alan Cheib, especialista da Invest Minas. Durante a abertura do CBGD ele destacou o potencial de Minas para a geração distribuída e o quanto a fonte tem sido tratada como prioridade no evento.

“Para o governo de Minas a energia limpa, a energia solar é uma prioridade. Para a Invest Minas isso não é diferente e por isso nós montamos uma área de economia verde para estimular não só a energia solar, mas também as novas fontes de energia limpa. A economia circular, a bioeconomia para gente unir esse potencial agro que a gente tem aqui e também solucionar os desafios de mobilidade que a gente tem enfrentado. A gente entende que esses eventos são muito importantes, não só pelos negócios que a gente gera aqui, mas porque a gente tem capacidade de instruir toda uma nova geração que vai cuidar da energia solar daqui para frente também. São eventos como este, que pessoas que não tiveram oportunidade de estudar o setor elétrico como eu tem a oportunidade de aprender” finaliza Cheib.

Programação CBGD 2022


O CBGD 2022 acontece entre os dias 09 e 10 de novembro no Expo Minas, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para saber tudo o que acontece basta acompanhar as redes sociais do evento.

A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento através do link: https://www.cbgd.com.br/site/programacao/



Fonte: Portal Brasil Solar

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: