Brasil já conta com mais de 100 mil veículos elétricos em circulação

Image

Novos números foram divulgados pela ABVE na última semana .

A eletromobilidade no Brasil vem ganhando espaço. Na última semana, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) destacou que a marca histórica de 100 mil carros elétricos foi atingida no dia 26 de julho. Os dados fazem parte do acompanhamento diário dos emplacamentos da associação em conjunto com empresas associadas.

A marca, segundo a ABVE, é a melhor sentida desde 2012, quando o setor começou a ser desenvolvido. Só em 2022 o número nas vendas também já bateram recordes anuais se comparados a anos anteriores. Segundo a instituição, até julho o país já somou mais de 23 mil unidades vendidas de veículos elétricos leves, o que corresponde a 31% a mais do que as vendas concretizadas no primeiro semestre de 2021.

Contudo, um ponto importante reforçado pelo associação é que o número total corresponde a todos os modelos elétricos disponíveis no país, incluindo não só os 100% movidos a bateria, como também os híbridos e híbridos plug-in. Segundo a ABVE também estão inclusos nos dados os automóveis de passeio, assim como os comerciais leves como SUVs e utilitários.

Para Adalberto Maluf, presidente da ABVE, os números identificados este ano são bastante positivos e devem ser comemorados. Porém, o especialista ainda destaca que os números estão longe de ser o ideal. O país está no rumo certo, segundo ele, mas ainda precisa melhorar diversas questões para alavancar.

“Esses 100 mil são um grande destaque e mostram que o Brasil está no rumo certo, mas ainda falta muita coisa para a eletrificação avançar. Precisamos de uma política nacional de eletromobilidade, ou seja, de políticas públicas alinhadas e coordenadas entre o governo federal e os governos estaduais e municipais para incentivar a transição do veículo a combustão para o veículo elétrico” reforçou ele em nota.

A eletromobilidade global também teve seu ritmo de crescimento acelerado. Maluf destaca que houve um crescimento de 109% nas vendas globais em relação ao ano anterior. Ao todo mais de 16 milhões de automóveis e comerciais leves elétricos já circulam em todo o mundo, assim como 600 mil ônibus elétricos também.

Sobre as vendas globais de elétricos plug-in a associação acredita que as vendas sejam ainda mais acentuadas. A expectativa é que o número chegue a 12 milhões de veículos, o que seria o dobro das vendas realizadas em 2021. Maluf afirma que o Brasil conta com um grande potencial para isso e que não pode ficar atrás das grandes cadeias produtivas. Portanto, lutar por cada vez mais incentivos é essencial.
“O Brasil não pode isolar-se das cadeias produtivas globais do setor automotivo. O risco é o país perder ainda mais competitividade internacional e tecnológica, deixar de gerar renda e não produzir novos empregos de qualidade” finaliza ele.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: