Irlanda apresenta 4 iniciativas para fomentar carros elétricos

Image

Subsídios visam tornar mudança de carros tradicionais para elétricos mais fáceis, diz governo.

O uso de carros elétricos tem sido pauta em todo o mundo. Dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) mostram que no segundo trimestre de 2022 as vendas de veículos elétricos a bateria continuaram a crescer na União Europeia. Esse tipo de modelo representou cerca de 9,9% do total de matrículas realizadas.

E é diante desse cenário que a Irlanda apresentou na última semana iniciativas voltadas para fomentar os carros elétricos no país. O ministro dos transportes, Eamon Ryan, anunciou um conjunto de subsídios e iniciativas que facilitarão para pessoas e empresas fazer a mudança para veículos elétricos no país.

Ao todo quatro projetos foram apresentados, sendo um deles uma nova concessão de tarifação de apartamentos, a qual facilitará o carregamento de carros elétricos em moradias como está. Uma expansão para a concessão de carregador doméstico, por sua vez, também foi liberada. Dessa forma o equipamento poderá ser solicitado por inquilinos ou proprietários do imóvel, os mesmos sendo ou não proprietários de carros elétricos.

De forma a promover e incentivar a eletrificação da frota comercial também, a terceira medida anunciada pelo governo irlandês se trata de um teste do veículo elétrico. As empresas poderão testar o VE gratuitamente por pelo menos 3 meses de forma a entender como ele funciona e quais seus benefícios tanto para suas frotas como para o meio ambiente.

Por fim, teve também a criação do Programa Zero Emission Vehicles, o qual tem como meta permitir a entrega das ambiciosas metas de veículos elétricos sob o Plano de Ação Climática firmado pela Irlanda.

“Para garantir uma transição justa e equitativa para o uso de veículos de emissão zero em larga escala, todas as necessidades de pessoas e empresas em toda a Irlanda devem ser atendidas, incluindo a garantia de uma transição justa para as áreas rurais, Gaeltacht e Islands. A rede de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos existente e futura deve ser acessível, segura e protegida, beneficiando as comunidades e atendendo às necessidades de todos os cidadãos, incluindo idosos e pessoas com deficiência. Além da infraestrutura, uma série de medidas políticas que podem aumentar a aceitação de VEs serão consideradas, garantindo, por exemplo, um acesso mais amplo a VEs em toda a sociedade” explicou o ministério em nota.

Quem também comentou o assunto foi diretamente Ryan, o qual por sua vez enalteceu o programa Zero Emission Vehicles e reforçou que uma das maneiras de descarbonização do mundo envolve a troca de carros a combustão por veículos de baixo carbono.

“Temos que transformar a maneira como nos locomovemos em nosso país para não dependermos de combustíveis fósseis caros, emissores de carbono e poluentes. Uma das maneiras de ajudar a descarbonizar nosso setor de transporte é acelerando a aceitação de veículos elétricos, tanto de passageiros como de carros e a frota comercial. Este novo Escritório estará no centro dessa transformação, encarregado de apoiar os consumidores, o setor público e as empresas para continuar a mudar para veículos elétricos e liderar a entrega de nossa meta ambiciosa sob o Clima Plano de Ação 2021 para ter 945.000 veículos elétricos na frota irlandesa até 2030” reforçou ele.

Atualmente os principais eletrificados da Europa são Espanha e França segundo a ACEA.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: