Acordo Assinado pelo MMA e Associações prevê desenvolvimento de Atlas de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos

Image

Documento tem como foco nortear locais com grande potencial energético a partir do lixo

Um acordo assinado entre o Ministério do Meio Ambiente e Associações importantes do setor de resíduos sólidos no último mês visa fomentar a produção de energia através do lixo no Brasil.
A ideia é criar o Atlas de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos, um documento online capaz de nortear todos os locais com grande potencial energético gerado a partir do lixo e assim aguçar ainda mais investimentos para a modalidade.

Fazem parte do acordo instituições importantes como a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) e também a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).


Brasil conta com grande potencial energético através do Lixo

A produção de energia através dos resíduos sólidos no Brasil conta com um grande potencial e o Atlas pode servir como base importante dizem os especialistas.

Luiz Gonzaga, presidente da Abrelpe, destacou o potencial do país para esse tipo de geração de energia e reforçou que a capacidade instalada a partir do lixo pode abastecer estados inteiros.
“Estamos trabalhando no sentido de erradicar os lixões do Brasil. O programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente, é o precursor nessa situação. A capacidade que nós temos hoje instalada para a recuperação dessa energia, é o equivalente ao consumo de três estados do Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco” explicou ele.

Dados do MMA revelam, através do Marco Legal do Saneamento, que já foram cadastrados 12 projetos no Leilão de Energia Nova – A5, o qual está previsto para acontecer em setembro de 2021.
Ao todo, os empreendimentos são capazes de gerar energia elétrica a 40 milhões de brasileiros ao ano a partir do aproveitamento energético de 15 mil toneladas de lixo por dia segundo o MMA. Em nota, o ministro Ricardo Salles comenta que são esperados 315 megawatts de energia através do lixo.

“O Brasil neste ano vai fazer, graças ao programa de parceria do Ministério do Meio Ambiente e o Ministério de Minas e Energia, um leilão de 315 Megawatts, equivalente ao abastecimento de 10 milhões de residências a partir da energia gerada com os resíduos sólidos. É aproveitamento do lixo, dos resíduos sólidos, gerando energia para todo o Brasil” ressaltou ele.


Leilão de Energia Nova – A5 tem como destaque o tratamento dado às usinas termelétricas a partir de resíduos sólidos urbanos

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o leilão A5 visa à contratação de energia elétrica gerada por novos empreendimentos a partir de fontes como hidrelétrica, eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa, a carvão mineral nacional, a gás natural e de tratamento de resíduos sólidos urbanos.

A novidade, segundo a agência, está justamente no tratamento de resíduos sólidos urbanos, o qual conta com um potencial importante nesse tipo de geração. Dados da Abrelpe mostram que o país gera mais de 79 milhões de toneladas de lixo por ano, o que pode servir como um aproveitamento energético eficiente, sem contar a gestão adequada do lixo, assim como de saneamento e saúde pública.
O leilão está previsto para acontecer no dia 30 de setembro e terá transmissão ao vivo no portal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).


Fonte: Canal Energy Waste


____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD CENTRO OESTE - 10º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
11 e 12 DE AGOSTO DE 2021
CUIABÁ - MT - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdcentrooeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: ECORI/ PHB SOLAR / CLAMPER / AMARA-E / EDMOND / SOLFACIL / NEXEN / SICES SOLAR / SSM SOLAR / EMBRASTEC / JA SOLAR / WEG / WDC NETWORKS / INOX PAR / L8 / FORTLEV SOLAR / GE / SOLIS / LONGI / INGETEAM / SUNGROW / AMPHENOL / MODULAR ESTRUTURAS / POLITEC / WEB CONECTE / SOLARVIEW

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: