Portal Brasil Solar traz uma entrevista exclusiva com Tiago Vianna, diretor da Enersim

Image

Empresa faz parte do Grupo Oeste Solar e traz diversas soluções sustentáveis para o consumidor

Portal Brasil Solar: Tiago, a Enersim tem se destacado na gestão de geração distribuída de energia. Qual é a história da empresa e o que a motivou a focar nesse segmento?

Tiago: A Enersim é uma empresa nova, né? Ela tem dois anos, mas ela faz parte do grupo Oeste Solar. Já atua no ramo de energias renováveis desde 2018, trazendo diversas soluções para consumidores que querem se tornar geradores da sua própria energia renovável. E a Enersim, através da modalidade compartilhada, consegue fazer essa ponte entre geradores em fazendas solares e consumidores organizados em associações, que assim conseguem fazer a sua geração própria, reduzindo assim a sua conta de luz do mês a mês.

Portal Brasil Solar: E como que a Enersim implementa a geração compartilhada e quais são os benefícios para os consumidores?

Tiago: A grande vantagem da compartilhada é a união da forma cooperativa ou coletiva em um modelo associativo, onde geradores que, muitas vezes por algumas questões técnicas, por exemplo, um telhado com sombra, ou quem mora em apartamento, por exemplo, que não tem telhado, ou até mesmo quem não tem capacidade financeira de fazer sozinho o investimento no seu gerador solar, de maneira coletiva eles conseguem acessar essa geração com pouco investimento, muitas vezes nenhum, e só fazem o rateio mesmo do custo de operação e manutenção da operação dos geradores, uma vez que estão já implantados.

Portal Brasil Solar: E quais são os principais desafios enfrentados pela Enersim no mercado brasileiro de energia, em Mato Grosso, e como que a empresa o supera?

Tiago: A grande dificuldade que eu acho que todos os setores encontram hoje no Brasil é a questão de segurança jurídica, né? E a gente tem enfrentado muita discussão junto às concessionárias, também junto ao Daniel, de como que as regras se aplicam, né? Então a grande dificuldade nossa hoje é essa, eu diria que está sendo vencida com muito esforço, mas faz parte, estamos no Brasil.

Portal Brasil Solar: Quais são os próximos passos da Enersim para expandir suas operações e influenciar positivamente o setor de energia no Brasil?

Tiago: Nosso modelo de negócio vai ser expandido a nível nacional, vamos começar agora por Maranhão, Piauí, depois Goiás e São Paulo. E a gente vai poder levar essa ponte entre geradores e consumidores para que eles consigam fazer geração própria com um custo mais barato do que hoje cobrado pela concessionária.

Portal Brasil Solar: E na visão da Enersim, qual a importância do Fórum GD Centro-Oeste para a cadeia produtiva no setor no Brasil?

Tiago: Esse Fórum é bem tradicional, já está na 24ª edição, eu diria que ele traz muita informação, bastante conteúdo de grande relevância para quem está querendo saber um pouco mais sobre energias renováveis e é muito bom que as pessoas participem.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: