ABVE, Abravei e Inmetro avançam no diálogo sobre certificação da eletromobilidade no Brasil

Image

Debate que aconteceu no início de junho trouxe para debate quatro temas importantes sobre o assunto no Brasil

No último dia 3 de junho, São Paulo foi palco de um encontro importante para o futuro da eletromobilidade no Brasil. Diretores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei) reuniram-se para discutir e avançar na regulamentação e certificação de componentes essenciais para o setor.

Durante uma produtiva sessão de cinco horas, representantes das três entidades focaram suas atenções em quatro temas prioritários:

* Segurança nas operações de recarga de veículos elétricos: em resposta à consulta pública lançada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em abril, foram debatidas diretrizes para garantir a segurança durante o processo de recarga.

*Certificação de baterias elétricas: um ponto importante para a confiabilidade e desempenho dos veículos elétricos, discutido para estabelecer normas que assegurem a qualidade e durabilidade das baterias.

* Certificação de equipamentos de recarga elétrica: com o crescimento da infraestrutura de recarga no Brasil, a padronização e a certificação dos equipamentos tornam-se essenciais para a interoperabilidade e segurança dos usuários.

* Padronização de recarga elétrica no Brasil: Bbusca-se estabelecer padrões nacionais que facilitem a utilização e o desenvolvimento da infraestrutura de recarga em todo o país.

O próximo passo inclui a abertura do debate para outras entidades empresariais interessadas e representantes das principais empresas do setor de eletromobilidade no Brasil. Serão organizados workshops e eventos específicos para cada tema abordado, visando aprofundar as discussões e consolidar propostas. Representando o Inmetro, estiveram presentes João Nery, diretor de Conformidade; Marcelo Moraes, diretor de Metrologia Legal; Marcos Barradas, coordenador-geral de Acreditação; Adriano Mendonça, coordenador de Relações Institucionais; Victor Simão e Marcelo Alves, especialistas das diretorias de Conformidade e Metrologia, respectivamente. Pela ABVE, participaram Daniel Caramori, coordenador do Grupo de Veículos Leves (GM); Rodrigo Vicentini, coordenador do Grupo de Componentes (Keysight); Wagner Setti, diretor de Componentes (WEG); Robert Danelhe e Felipe Trajano, representando o Grupo de Infraestrutura (Raízen); e Alexandre Polesi, secretário executivo. Por fim, a Abravei foi representada por Diogo Seixas, presidente da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores, que também integra o Conselho Diretor da ABVE.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: