Eletromobilidade avança para cidades do interior no Brasil, diz ABVE

Image

Nos primeiros cinco meses do ano, municípios do interior, excluindo as 27 capitais, responderam por 46% dos emplacamentos de eletrificados

As vendas de veículos leves eletrificados em maio, apuradas pela ABVE Data, mostram a expansão da eletromobilidade no Brasil. Nos primeiros cinco meses de 2024, os municípios do interior, excluindo as capitais, responderam por 46% dos emplacamentos de eletrificados de todas as tecnologias no período.

Em números absolutos, isso representa 29.697 veículos eletrificados emplacados fora das capitais, de um total de 64.908 em todo o país, segundo a ABVE. No interior, os elétricos BEV e PHEV com recarga externa corresponderam a 68% (20.250) das vendas, enquanto os híbridos convencionais (HEV, HEV flex e MHEV) representaram 32%, com 9.497 unidades. Dentre os híbridos convencionais, 44% foram híbridos flex movidos a etanol, 31% híbridos a gasolina/diesel e 25% micro híbrido MHEV.

As proporções de vendas no interior são semelhantes às registradas nas capitais, indicando uma preferência uniforme por modelos avançados em diferentes regiões. "Esses números são muito importantes. Eles indicam que a eletromobilidade é um fenômeno que se dissemina de modo uniforme em diferentes regiões do país. Já não estamos mais falando de uma tendência concentrada em algumas poucas capitais do Sudeste. No final do ano passado, vimos que a eletromobilidade se expandia para o Nordeste e Centro-Oeste. Agora, ela se espalha pelas cidades do interior", afirmou Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

Em maio de 2024, o Brasil emplacou 13.612 veículos leves eletrificados, totalizando 64.908 nos cinco primeiros meses do ano. Os veículos plug-in (com recarga externa) mantiveram a liderança com 66,5% de participação nas vendas do segmento, puxados principalmente pelos BEV 100% elétricos. Comparado a maio de 2023, o crescimento nas vendas de eletrificados foi de 111,5%, embora tenha havido uma queda de 10,5% em relação a abril de 2024. No acumulado de janeiro a maio, o crescimento foi de 149% em relação ao mesmo período de 2023 e de 297% comparado aos cinco primeiros meses de 2022.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: