Navio da BYD chega ao Brasil pela primeira vez e traz mais de 5 mil veículos elétricos e híbridos

Image

Embarcação EXPLORER NO. 1 BYD atracou no porto de Suape (PE) no dia 27 de maio

Na última segunda-feira, 27 de maio, o navio EXPLORER NO.1 BYD atracou no porto de Suape, em Pernambuco, marcando a primeira chegada da embarcação ao continente americano. Entregue em janeiro no porto de Yantai, na província de Shandong, na China, o navio transportou uma carga significativa de carros elétricos e híbridos para o mercado brasileiro.

O EXPLORER NO.1 BYD, com capacidade para até 7 mil veículos e medindo 199,9 metros de comprimento, é equipado com tecnologia de navegação avançada. Esta foi a segunda viagem da embarcação, que levou 27 dias para completar o trajeto da China ao Brasil. A tripulação é composta por 23 membros, majoritariamente búlgaros.

O presidente da BYD do Brasil, Tyler Li, destacou a importância do compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação tecnológica em suas soluções de mobilidade verde. "Nós acreditamos que é possível manter a sustentabilidade e a tecnologia em todas as nossas soluções de mobilidade verde e estamos cada vez mais comprometidos em contribuir para fortalecer a logística internacional ecológica e inteligente. E o Brasil é, sem dúvidas, uma de nossas maiores apostas, em todos os sentidos” destacou ele.

A chegada do navio marcou um recorde no Porto de Suape, com a maior movimentação de carros em uma única operação. Foram desembarcados 5.459 veículos, destinados a suprir a crescente demanda dos consumidores brasileiros por carros elétricos e híbridos da marca. Nos primeiros cinco meses deste ano, a BYD já emplacou mais de 25,5 mil unidades no Brasil, um aumento de 43% em comparação com os emplacamentos de 2023.

De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a BYD se posicionou como a nona montadora no ranking de emplacamentos de abril. Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, ressaltou que o Brasil é o maior mercado da empresa fora da Ásia e mencionou que a fábrica em construção em Camaçari, Bahia, está em ritmo acelerado. A previsão é que a montagem dos carros comece no final deste ano, com produção nacional a partir do próximo ano.

“o Brasil hoje é o maior mercado para a BYD fora da Ásia. Por isso, a construção da nossa fábrica em Camaçari está em ritmo acelerado. No fim deste ano, começaremos a montar os carros na Bahia e a partir do ano que vem, a BYD vai produzir os carros mais eficientes e tecnológicos em solo nacional. O país, que tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, tem todo potencial para se tornar um exemplo de eletrificação da frota e o nosso crescimento nas vendas mostra que o brasileiro está cada dia mais preocupado com uma mobilidade verde e sustentável" finalizou Baldy.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: