Crescimento expressivo: Carros elétricos alavancam mercado brasileiro e registram aumento de 145% no primeiro trimestre

Image

Desempenho é impulsionado por diversos fatores, segundo ABVE

O primeiro trimestre de 2024 foi marcado por um impulso significativo no mercado de veículos leves eletrificados no Brasil, conforme revelado pelos dados mais recentes Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Março, por sua vez, encerrou o período com um desempenho notável, posicionando-se como o segundo melhor mês da série histórica da instituição, com 13.613 emplacamentos.

Segundo o ABVE Data, as vendas de veículos eletrificados cresceram exponencialmente, atingindo a marca de 36.090 unidades no primeiro trimestre, o que representa um aumento impressionante de 145% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 14.786 emplacamentos.

Os números de março em particular refletem esse cenário de ascensão, com um crescimento de 127% em relação a março de 2023 e um aumento de 30% em comparação com fevereiro de 2024, chegando a 13.613 emplacamentos. Essa atuação só foi superada pelo recorde alcançado em dezembro de 2023, quando foram registrados 16.279 emplacamentos.

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, ressaltou que esse desempenho é impulsionado por diversos fatores, incluindo investimentos na infraestrutura de recarga, incentivos do programa governamental Mover, uma ampla oferta de modelos e campanhas de divulgação realizadas pelas montadoras.

“Os números confirmam o que temos afirmado há vários meses: o consumidor brasileiro gosta cada vez mais do veículo elétrico e dá preferência aos produtos mais modernos e sustentáveis" pontua ele.

Ele também destacou a importância de o governo continuar fornecendo as sinalizações corretas para que esse processo de adoção dos veículos elétricos se aprofunde, o que resultaria no desenvolvimento de uma ampla cadeia produtiva e industrial associada ao transporte elétrico no Brasil, consolidando a eletromobilidade como uma das rotas tecnológicas da descarbonização da economia.

Os dados demonstram ainda que os veículos 100% elétricos (BEV) continuam dominando os emplacamentos, com um crescimento expressivo de 614% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já os híbridos plug-in PHEV registraram um aumento de 49% em relação ao ano anterior.

Por fim, a geografia da eletromobilidade no Brasil permaneceu estável nos últimos meses, com uma concentração de emplacamentos no Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que juntos representam cerca de 50% de todos os emplacamentos realizados no país.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: