Micro e minigeração distribuída contribuíram com 13.953 MW durante o pico recorde de fontes renováveis no Brasil, em fevereiro

Image

Novo recorde foi registrado no último dia 07 de fevereiro pelo Sistema Interligado Nacional. Sozinho setor alcançou também 27GW de potência instalada

A micro e minigeração de energia está ganhando espaço no Brasil. Na última semana, o país registrou um novo recorde no Sistema Interligado Nacional (SIN), o qual registrou a entrada de 101.860 MW de uma só vez, sendo 92,4% dele vindo de fontes limpas de energia. Nesta produção, no entanto, a GD foi responsável sozinha por 13.953 MW durante o pico, um número expressivo para a produção que vem da produção do próprio consumidor.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, por sua vez, revelam que realmente a GD alcançou a marca 27GW de potência instalada no país na última semana. Dessa forma, mais de 5 mil municípios já estão contribuindo para a produção, sendo a região sudeste líder no segmento, uma vez que sozinha produz 9 GW.

A presença das fontes limpas de energia, no entanto, também foram comemoradas pelo Ministro de Minas e Energia (MME). Em nota, ele destacou que a robustez do sistema, com quase 93% da geração proveniente de fontes renováveis, assim como pontuou as ações desenvolvidas pelo ministério a fim de contribuir com esse crescimento.

"Nosso Sistema Interligado Nacional deu mais uma demonstração de robustez. Podemos nos orgulhar, quase 93% da geração de energia elétrica do país foi atendida por usinas renováveis. Mas nosso trabalho é contínuo. Por isso, o Ministério de Minas e Energia e as vinculadas continuarão trabalhando para buscar o equilíbrio entre segurança energética e modicidade tarifária as brasileiras e brasileiros” explicou ele.

Ainda segundo o SIN as altas temperaturas do verão brasileiro e o retorno às aulas foram os principais fatores que elevaram a demanda de energia neste início, o qual foi maior que o último registrado às 14h20 do dia 14 de novembro de 2023, quando o SIN foi demandado em 101.475 MW.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: