Decretos assinados no fim de dezembro podem favorecer a eletromobilidade

Image

ABVE vê com positividade as medidas em prol da indústria automotiva e de descarbonização

Na última semana de dezembro, o Governo Federal assinou documentos importantes envolvendo a eletromobilidade que trarão avanços positivos segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

Em nota, o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, avaliou como positivos dois importantes documentos assinados pelo presidente da República. Na ocasião, ele enfatizou a importância das medidas, incluindo a Medida Provisória 1205, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), substituindo o Rota 2030, e um Projeto de Lei que propõe um programa de "depreciação acelerada" do parque industrial brasileiro para incentivar a renovação tecnológica.

“Encerramos 2023 com duas ótimas medidas do governo brasileiro para atração de investimentos na indústria automotiva e na descarbonização” pontua Bastos, que complementa.

“A Medida Provisória do Mover, tão aguardada pelas empresas que estão investindo na mobilidade elétrica, e o PL da Depreciação Acelerada vão colocar o Brasil na rota das novas tecnologias. O ano de 2024 será também de muito trabalho pela eletromobilidade, e agora com apoio dessas importantes políticas públicas” pontua Bastos.

O especialista afirmou que essas ações do governo brasileiro são essenciais para atrair investimentos na indústria automotiva e promover a descarbonização. Ele destacou a relevância da MP do Mover para as empresas envolvidas na mobilidade elétrica, prevendo que essas políticas públicas contribuirão para posicionar o Brasil como protagonista nas novas tecnologias.

Além disso, Bastos ressaltou que o ano de 2024 será marcado por um intenso trabalho em prol da eletromobilidade, agora com o apoio dessas iniciativas governamentais. Os documentos, assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, serão apreciados pelo Congresso Nacional.

O Mover, segundo a descrição, não é apenas uma atualização do Rota 2030, mas um conjunto abrangente de medidas para promover a descarbonização de todo o setor de transportes e logística no Brasil. A MP cria o IPI Verde e oferece incentivos fiscais significativos para veículos mais sustentáveis, com um sistema de "bônus e malus" baseado em critérios como fonte de energia, consumo energético, potência do motor e reciclabilidade.

O PL de Depreciação Acelerada, por sua vez, busca conceder quotas diferenciadas para a depreciação acelerada de máquinas, equipamentos e instrumentos novos, estimulando setores econômicos a investir em renovação tecnológica e aumento de produtividade.


Fonte: Canal Move

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: