Companhia Paranaense de Energia Elétrica amplia frota de carros eletrificados

Image

Ação tem como foco a descarbonização, segundo a empresa, a qual já vem ofertando apoio a eletromobilidade por meio de projetos de desenvolvimento e pesquisa.

Com foco em aumentar ainda mais o transporte sustentável da empresa, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL) destacou que esse mês decidiu aumentar ainda mais sua frota eletrificada, chegando a 17% dos automóveis administrativos movidos a eletricidade.

A companhia, que antes tinha 9 carros com a tecnologia, agora passa a ter mais 24 veículos utilizados para o uso diário. O objetivo, segundo ela, é contribuir com as metas ambientais estabelecidas em neutralizar as emissões de carbono até 2030. Dessa forma, seu propósito é também chegar ao final desta década com a metade de seus automóveis abastecidos com energia elétrica.

Em nota, a Copel explica ainda que o novo contrato de locação disponibiliza veículos Kwid E-Tech da fabricante Renault por um período de 36 meses. Além da grande Curitiba, muitas outras cidades do interior do estado poderão contar com a tecnologia, sem contar que a companhia também foi pioneira no uso de veículos elétricos e a partir de 2018 passou a estruturar a maior eletrovia do país, com 12 postos de recarga ao longo de 730 quilômetros da rodovia BR-277, ligando o extremo leste ao extremo oeste do Estado.

“Em 2021, a empresa lançou um programa de compartilhamento e locação de veículos elétricos para uso nas atividades corporativas, em parceria com a Renault do Brasil. No ano seguinte, novos eletropostos foram instalados em uma prova de conceito realizada por meio do programa de incentivo a startups Copel Volt. O Paraná se destaca na adoção de veículos elétricos, ocupando a segunda posição no ranking nacional de veículos leves 100% elétricos, atrás apenas da frota de São Paulo, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). São 1.792 veículos da frota paranaense, que representam 11,72% da frota nacional de carros 100% elétricos ", explica a Companhia em nota.

O próximo passo agora, por sua vez, é também investir em energia solar fotovoltaica, segundo a Copel. O objetivo é abastecer os veículos a partir de estacionamentos com telhados solares.

“O carport instalado na sede da Companhia tem capacidade instalada de 12,5 KWp e está em obras de ampliação para atingir a capacidade máxima prevista de 25 KWp. Na sequência, os planos preveem a instalação de quatro novas unidades geradoras com 8 KWp de capacidade, em Ponta Grossa, Londrina, Cascavel e na usina de Foz do Areia ", finaliza a nota.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: