Primeiro dia do CBGD 2023 reforçou a importância de se investir em energias renováveis

Image

Cerimônia de abertura contou com a presença de importantes autoridades do setor no Brasil e reforçou a importância da união do setor

O setor de geração distribuída está sendo movimentado esta semana. A 8ª edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) começou nesta quinta, (16) e vem reunindo os principais players do setor em um só lugar para potencializar ainda mais a produção renovável de energia na América Latina.

Realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o congresso teve em sua abertura a participação de autoridades importantes sobre o setor, as quais pontuaram a importância de alavancar cada vez mais o conhecimento sobre as fontes limpas de energia. O objetivo, segunda elas, é movimentar a economia, bem como auxiliar de forma efetiva na mitigação dos gases de efeito estufa.

Na ocasião, Chyara Sales, secretária municipal adjunta de desenvolvimento econômico, pontuou o quanto a agenda para uma transição energética tem se mostrado importante.

“Estou aqui em nome do prefeito Fuad, em nome da prefeitura de Belo Horizonte, para justamente reforçar a importância que a agenda da energia renovável existe hoje. Não apenas para o setor privado, mas igualmente para o setor público", ressalta ela.

Sales ainda completa que hoje estamos entrando em uma nova fase geracional, onde há uma revisão da matriz energética e da matriz de telecomunicações. A internet está se reinventando por meio do Metaverso e todas as coisas derivadas tecnológicas derivadas da internet.

“E quando estamos vivenciando uma transição geracional, estamos vivenciando transição de várias possibilidades. Então uma coisa é fato, várias vezes as pessoas perguntam qual é a saída da mobilidade? E hoje o grande desafio do prefeito Fuad, ele tem como missão entregar uma mobilidade urbana, uma mobilidade pública, uma mobilidade privada que seja, uma logística de se movimentar na cidade, com mais qualidade, com mais rapidez e bem-estar para os seus cidadãos” pontua Sales.

Quem também ressaltou a importância da geração distribuída e de outras fontes renováveis foi o engenheiro elétrico Francisco de Assis Peres Soares, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Soares comenta a importância da união do setor em eventos como o CBGD de modo a potencializar ainda mais a força da GD no Brasil.

“É muito importante que o mercado de geração distribuída nestes eventos se unam para mostrar a força desse setor, para mostrar a força dessa geração distribuída no país e o que já provocou” reforçou ele.

O segundo dia do congresso acontece nesta sexta-feira e terá o encerramento às 18h. Informações sobre a programação podem ser acessadas diretamente no site oficial do evento, a partir do link: https://www.cbgd.com.br/site/programacao/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: