Paraná tem segunda maior frota de carros 100% elétricos do país

Image

Potencial do estado foi destacado na última semana devido ao dia da eletromobilidade.

A adoção de veículos elétricos está crescendo no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE),por exemplo, revelam que só em 2023 o país vendeu mais de 49 mil unidades eletrificadas entre híbridos, plug-in e totalmente elétricos.

No Paraná, por sua vez, não é diferente. Na última semana, o Governo do Estado, divulgou que ele assumiu a segunda posição no ranking nacional de veículos elétricos leves, ficando atrás somente do estado de São Paulo. Os dados vêm da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

“São 1.792 veículos da frota paranaense, que representam 11,72% da frota nacional de carros 100% elétricos. O Paraná também foi o primeiro do País a instituir o Dia da Eletromobilidade, criado por lei estadual e que já faz parte do calendário oficial de eventos do Estado", explica o governo.

Com foco em alavancar ainda mais o setor eletrificado, a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), desenvolvida pelo governo, também destacou a criação do Observatório da Inovação, um núcleo que tem a missão de investir nos principais estudos para ampliar a infraestrutura e ações para incentivo do uso de carros elétricos no Paraná.

Em nota, Marcelo Rangel, secretário da Inovação, pontua que toda uma estrutura para receber esse tipo de veículo está sendo montada no estado a fim de torná-lo ainda mais referência. Vale pontuar que atualmente o estado conta com 1.792 veículos da frota paranaense, que representam 11,72% da frota nacional de carros 100% elétricos.

“O avanço da frota elétrica é o futuro. O Paraná está investindo em inovação e preparando sua estrutura para largar na frente aqui no Brasil. Estamos empregando dados inteligentes para otimizar a alocação de recursos, atrair investimentos e desenvolver mais estratégias para o avanço da eletromobilidade” finaliza Rangel.

Por fim, vale destacar que o Paraná também se destaca pela eletrovia criada, uma das principais do Brasil.

O projeto, que é liderado pela Copel, oferece 26 pontos de recarga, interligando dois estados: Paraná e Santa Catarina.

“De 14 de agosto de 2022 a 13 de agosto de 2023, os carregadores da Copel registraram o total de 7.888 recargas, fornecendo uma quantidade substancial de energia, atingindo 153.088 kWh. Em termos de eficiência energética, considerando um veículo pequeno, que consome 14,5 kWh a cada 100 km percorridos, essa quantidade de energia é equivalente a uma distância de mais de 1 milhão de quilômetros ", pontua o governo do estado.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: