Agave: Planta nativa tem grande potencial para geração de biocombustível

Image

Grandes empresas já estão investindo na produção do agave, contudo ainda viabilização da cadeia produtiva precisa de inovação tecnológica.

A produção de biocombustível tem ganhado novos rumos no Brasil. Nos últimos anos novos estudos demonstraram o potencial do agave, uma das plantas da família das suculentas e que está presente no sertão brasileiro. Seu plantio e colheita tem demonstrando um grande potencial da planta para geração de combustível renovável e grandes empresas, inclusive, já estão investindo em bioenergia deste tipo.

Em entrevista à Revista Biomassa BR, Emanuelle Graciosa, Doutora em Engenharia Agrícola e especialista em Bioenergia, destaca que uma nova cadeia industrial no Brasil, centrada no agave como fonte de bioenergia, tem despertado o interesse de renomados pesquisadores e multinacionais no Brasil.

Ela destaca ainda que o sertão brasileiro é uma região com um grande potencial para se tornar um importante polo produtor de biocombustíveis, uma vez que tem na planta uma opção nativa da região e que pode contribuir inclusive para o seu desenvolvimento econômico.

“O Sertão Brasileiro é uma região com potencial para se tornar um importante polo produtor de biocombustíveis, apresentando uma oportunidade de desenvolvimento de uma área que enfrenta altos índices de vulnerabilidade socioeconômica no país. Dada a relevância desse tema, que impacta diretamente a sociedade, especialmente ao aproveitar uma planta nativa de uma região de baixa renda, há uma expectativa elevada de investimentos nesse mercado” explica Graciosa.

Contudo, embora os avanços do Agave sejam bastante positivos, a especialista destaca que o cultivo dele ainda é realizado inteiramente de forma manual, o que dificulta seu potencial, bem como sua viabilidade na cadeia produtiva.

“Atualmente, o cultivo de agave é realizado inteiramente de forma manual. Para viabilizar a implementação dessa nova cadeia produtiva baseada no agave para a bioenergia, é necessária a criação de equipamentos específicos para o plantio, colheita e processamento industrial dessa cultura” reforça Graciosa.

A especialista complementa que a inovação tecnológica é essencial para qualquer setor de energia renovável no Brasil, seja ele para o próprio agave, bem como para a produção do biogás também.
“O avanço contínuo da tecnologia e a busca por soluções mais eficientes e acessíveis são fatores cruciais que determinarão o curso desse setor promissor. À medida que novas tecnologias emergem e se aprimoram, as energias renováveis têm o potencial de se tornarem uma parte ainda maior e mais integral da matriz energética global, impulsionando o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a preservação do meio ambiente” finaliza ela.

Fonte: Canal MOVE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: